Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Qual é a maior caverna do mundo?


            É o sistema Mammoth Cave, com uma extensão de quase 580 quilômetros. Isso é o que foi mapeado até agora - pode ser que ela seja ainda maior. Situada no estado americano de Kentucky, a caverna recebeu o nome de "mamute" justamente por causa do tamanho. Em torno do complexo foi construído um parque nacional para preservar e, claro, tirar proveito da beleza natural. No parque, o visitante pode fazer passeios, como o histórico e o "selvagem", a partir de 5 dólares, bem como acampar, reservar quartos no hotel e comprar lembrancinhas. As cavernas são formadas principalmente pela dissolução das rochas calcárias pela água da chuva e dos rios. "Esse processo demora entre 10 mil e 10 milhões de anos", diz o geólogo Ivo Karmann, professor do Instituto de Geociências da USP. Segundo a União Internacional de Espeleologia (ciência que estuda as cavernas), pode-se considerar que um buraco merece o nome de caverna quando é uma cavidade natural acessível ao homem, com mais de 10 metros de comprimento!


Se cuida, batcaverna!

Recordes das maiores cavernas deixam toca de Batman no chinelo
TOCAIA GRANDE
A maior caverna do Brasil e do hemisfério sul, com pouco mais de 100 quilômetros de extensão, é a Toca da Boa Vista, localizada no município de Campo Formoso (BA). Lá foram encontrados vestígios de animais pré-históricos, como macacos e preguiças gigantes. A cerca de 2 quilômetros dali, fica a segunda maior do país, a Toca da Barriguda, com 30 quilômetros
ABISMO VERTICAL
A maior caverna vertical é a de Voronya, na Geórgia, com mais de 2 quilômetros entre o ponto mais alto e o mais baixo, mas esses extremos ficam em pontos diferentes da caverna. A que possui a maior altura contínua é a Vrtoglavica, na Eslovênia, com um abismo de 603 metros
SALÃO DE LUXO
A maior câmara dentro de uma caverna fica em Sarawak, na Malásia. A maioria das cavernas tem diversas galerias ligadas por passagens muito estreitas, mas essa tem um salão contínuo de 600 por 300 metros (do tamanho de 16 campos de futebol), com uma altura de 80 metros!
LABIRINTO AQUÁTICO
Não se sabe ao certo qual a maior caverna sob o mar. As cavernas do sistema Ox Bel Ha e as do sistema Sac Actun, ambas próximas ao litoral do estado mexicano de Quintana Roo, são candidatas. Você precisa de um belo fôlego para cruzá-las: elas têm entre 150 e 160 quilômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário