Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2011

O que é propaganda subliminar?


Sem palavras


Pão é vida!

Tape o rosto da imagem invertida e a mão com a taça.


O que você vê nas imagens acima e abaixo


     
      Assim são chamadas as mensagens de persuasão feitas para serem percebidas apenas no subconsciente. A primeira experiência do gênero foi realizada em 1956, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pelo publicitário Jim Vicary. Durante a projeção de um filme, ele inseriu a frase "Beba Coca-Cola" numa velocidade tão rápida - aparecendo com apenas 0,003 segundo de duração - que ela passava desapercebida. O olho humano só capta imagens que duram no mínimo 0,02 segundo, mas, de acordo com Vicary, as mensagens ficavam gravadas na mente das pessoas - tanto que, no intervalo do filme, as vendas do refrigerante aumentaram 60%. Ele repetiu a experiência com a mensagem "coma pipoca" e obteve o mesmo resultado. Também é possível fazer propaganda subliminar com sons. "Uma técnica comum é usar batidas de coração como ruído de fundo para propaganda política.
       O som fica quase imperceptível, principalmente se misturado à trilha sonora ou à fala do candidato, mas passa uma sensação de calma e segurança. O expediente já foi utilizado por políticos como Covas e Maluf, e nas propagandas de carro da Chevrolet", afirma o publicitário Flávio de Alcântara Calazans, professor da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. O caso mais famoso aconteceu no Japão, em 1997, quando mais de 700 crianças tiveram ataque epiléptico por causa do desenho Pokemón. A animação trazia um estímulo luminoso - flashes coloridos imperceptíveis - que deveria causar uma sensação agradável, mas que provocou curto-circuito no cérebro das crianças. "Propaganda subliminar é crime em países como Estados Unidos e França, mas aqui no Brasil não existe uma legislação específica sobre isso - embora o Código de Defesa do Consumidor deixe claro que esse tem o direito de saber quando está diante de uma mensagem publicitária", diz Flávio.

2 comentários:

  1. Acho que essas propagandas são coisas muito sérias e o nosso país devia investir em leis para defender o povo de algumas dessas. Deveria haver um interece maior por parte de nossos legisladores.

    ResponderExcluir
  2. povo e ignorante não pq ver isso com maudade, sim por n intender a subliminação,
    uma grande arvare numa noite de lua cheia e com ventos forte fez uma enorme sombra quando ela se movimentava criava uma imagem enorme de monstro. pra muitos era o demoninio mais era a propria natureza a arvore a lua a noite o vento.......

    ResponderExcluir