Páginas

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

6 maneiras de como o mundo pode realmente acabar no futuro

6) Supervulcões


Existe uma pequena chance de supervulcões (e não asteroides, como alguns pensam) terem acabado com os dinossauros milhões de anos atrás com sua lava e a sua fumaça tóxica. Então, como não conseguiriam destruir nós, meros humanos?
Hoje, existem cerca de cinco supervulcões no mundo. Um dos menores consegue alcançar 240 mil km cúbicos (quase o país da Italia inteiro) só com a lava. A fumaça alcançaria mais. Juntos, os cinco conseguiriam torrar uma grande parcela da população mundial, e ainda espalhariam fumaça letal aos montes.
Isso sem falar que a fumaça ainda iria cobrir o céu da Terra por muito tempo, impedindo o sol de chegar às matas, matando tudo à nossa volta.
5) Impacto de asteroides

Ao longo dos anos, vocês podem não saber, mas vários asteroides chegaram perto da atmosfera da Terra. Se eles estivessem um pouquinho mais para o lado, poderiam ter feito um grande estrago alguns segundos depois de “aterrissar” no planeta.  Inclusive, existe a previsão de um asteroide de 390 m chamado Apophis acertar a Terra em 2036, criando um graaaaaande impacto. Um asteroide desses, que nem é tão grande assim para as medidas “asteroideais”, além de criar um grande impacto, poderia ativar vários vulcões.
Além disso, o asteroide iria criar uma grande nuvem de poeira que englobaria quase toda a Terra. E o impacto liberaria nuvens de dióxido de carbono (um gás venenoso).
4) Explosão de supernova

A explosão de uma supernova, como o Sol, libera raios gama. Os raios gama têm alta frequência magnética, ou seja, são radioativos. A radioatividade liberada por uma explosão dessas seria enorme a ponto de destruir completamente a atmosfera terrestre, gerando incêndios enormes pelo planeta todo, nos matando em poucas semanas.
Se você ainda não entendeu a força desses raios liberados por uma explosão, vou explicar melhor. Seria como se, em poucos segundos, fosse liberado o mesmo tanto de radiação que o Sol vai soltar em 10 bilhões de anos.
Isso tudo aconteceria se a explosão fosse a, no máximo, 30 anos-luz da terra. Mas alguém vem e diz “Se o Sol ainda vai demorar milhões e milhões de anos para explodir, por que devemos nos preocupar com isso?”. A resposta é simples: não existe só o Sol como supernova a menos de 30 anos-luz da terra. Existem mais, e elas podem explodir, sim.  Uma dela é a Eta Carinea, que está prestes a explodir e está a cerca de 7, 5 mil anos-luz da terra.
3) Epidemia mundial

Sabe a varíola? Já deve ter ouvido falar. Ela foi uma das doenças que mais matou no mundo todo. E a gripe espanhola? Peste bubônica?  Doenças como essas podem acabar conosco. E elas podem acontecer mais facilmente do que você imagina.
Como uma epidemia mundial pode surgir? Espontaneamente, de uma mutação de um vírus antigo. Não é impossível. Mas há outras maneiras, mais possíveis. Qualquer país com um laboratório pode criar um vírus mortal de fácil transmissão e usá-lo como arma biológica, liberando-o em vários países.
A doença poderia não só contaminar as pessoas, mas também a comida e a água. Tudo ao nosso redor ficaria infectado, e seria impossível para qualquer nação resistir ao colapso.
2) Guerra nuclear

Hiroshima e Nagasaki.  Nessas duas cidades, ocorreram os primeiros ataques nucleares (e únicos até agora), da história da humanidade. Eles atingiram 250 mil pessoas, e mataram a maioria delas.  Isso na Segunda Guerra Mundial, quando as tecnologias eram “ultrapassadas”.  Hoje em dia, essas bombas estão muito mais avançadas (cinco vezes mais poderosas), e seu poder destrutivo também.
Existem cerca de 20 mil armas nucleares no mundo, e basta um décimo desse arsenal para acabar com o planeta. A maioria está em controle de EUA e Rússia. Basta um desentendimento mais grave entre o governo desses países para começar uma guerra nuclear.
1) Engolimento pelo Sol

O Sol nos aquece, dá luz e fornece “comida” para as plantas.  Mas ele é também uma ameaça grande ao planeta e pode vir a nos destruir de muitas formas. Em primeiro lugar, há o aquecimento global. É um assunto polêmico – alguns até dizem que ele não existe. Mas essa possibilidade vocês já conhecem.
E que tal a expansão do Sol? Como toda boa estrela, o Sol se expande mais a cada segundo. E a Terra, com isso, vai acabar sofrendo aos poucos. O Sol vai crescer tanto que vai engolir a Terra, torrando-a totalmente. Muito antes disso, porém, o calor mataria todos os humanos.
E uma coisa que deixa esta possibilidade mais assustadora: ela vai realmente acontecer. Está comprovado. Mas calma. Isso está planejado só para daqui uns bilhões de anos. Aposto que os 30 ºC que fazem nos dias de calor parecem melhores pensando agora.











Nenhum comentário:

Postar um comentário