Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Por que os piolhos preferem atacar as crianças?

         
          As crianças são vítimas mais atraentes para os piolhos porque têm um contato físico muito maior entre si, principalmente em creches e escolas. Nesses locais é bastante comum, por exemplo, a garotada dividir bonés, pentes, escovas, almofadas... Como entre os adultos esse contato entre várias pessoas é menor, os insetos não se propagam com tanta facilidade. Por isso, essa praga, que costuma ser um problemão durante a infância, quase sempre some da vida de quem vai ficando mais velho. "Além disso, as crianças são geralmente menos sensíveis e não percebem que estão sendo picadas, o que facilita a infestação e retarda o tratamento", afirma o biólogo Carlos Fernando Andrade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Há ainda cientistas que andam especulando uma outra teoria, a de que a cabeça das crianças seria mais apetitosa para esses insetos, que se alimentam de sangue. Alguns especialistas acreditam que as crianças podem exalar determinados hormônios, chamados cairomônios, que as tornam mais atraentes para os piolhos. Mas isso ainda não está comprovado.

2 comentários:

  1. Caraca muito boa essa imagem! Lembrei de mim!!Na minha infância só a graça!kkkk Era uma verdadeira moradia! Ainda bem que passa!

    ResponderExcluir
  2. " Esses parasitas quando se hospedam no couro cabeludo e começa o ataque de picadas só a misericórdia... Eu sofri muito com estes pequeninos na infância, ainda bem que sobrevivi ao ataques destes malucos kkk "...

    ResponderExcluir