Por incrível que pareça, são cerca de 3 500 marcas, produzidas por 835 fabricantes! Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcóolicas (Abir), só no ano passado, foram produzidos 12,4 bilhões de litros da bebida no Brasil - fazendo as contas, em 2005, cada brasileiro consumiu 73 litros! Não é à toa que nosso país é o terceiro maior produtor de refris no mundo. Essa variedade toda de marcas é garantida pelos milhares de tipos da bebida que são fabricados e vendidos apenas regionalmente, e com sabores pra lá de exóticos. A marca Frutty, por exemplo, lançou em Minas Gerais um refri de abacaxi. Já no interior de São Paulo faz sucesso o Guaracatu, que mistura guaraná com catuaba, aquela plantinha conhecida pelos seus supostos poderes afrodisíacos... De acordo com a Abir, refrigerante é qualquer bebida industrializada, não alcoólica, carbonatada, adicionada de aromas e com alto poder refrescante. Os refris mais queridos dos brasileiros são os do tipo cola, que dominam 50,9% do mercado. Os guaranás vêm em segundo na preferência nacional, com 24,5% das vendas. A medalha de bronze vai para as bebidas sabor laranja (11%). Apesar de terem se tornado populares nas últimas décadas, os refris diet ou light ainda representam menos de 10% do total produzido. Já se o assunto é embalagem, as garrafas tipo pet dão de goleada: respondem por 80,2% dos refris consumidos no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário