É uma enfermidade que se caracteriza pela diminuição ou a perda total do olfato. A doença pode ter causa genética ou ser provocada por pancadas na cabeça, tumores na região nasal, cirurgias no nariz e até mesmo por uma mera sinusite. Além da impossibilidade de sentir cheiros, quem sofre do distúrbio também costuma ter o paladar comprometido e sofrer de depressão, por se sentir inferiorizado em relação aos demais. Uma variação dessa doença é a anosmia específica, na qual o pobre sujeito não consegue perceber alguns aromas particulares - por exemplo, sente o cheirinho de tudo, menos o de flores. Se, num primeiro momento, pode ser vantajoso não sentir odores putrefatos, como o de um saco de lixo ou de um pum liberado no elevador (arf!), as vítimas da doença podem se meter em situações de risco ao não perceber o vazamento do gás de cozinha ou comer comida estragada. Dependendo da causa - por exemplo, uma lesão no nervo olfativo -, o mal não tem cura, e a pessoa vai passar o resto da vida sem diferenciar o aroma de uma rosa do fedor de um ovo podre.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Existe carro que estaciona sozinho?
Sim, existe. É um carro equipado com o sistema Park Assist, que tem mecanismos para ajudar o motorista a fazer a baliza. Sensores verificam se o espaço da vaga é suficiente, o computador de bordo dá as instruções ao motorista e uma câmera, instalada no para-choque traseiro, transmite imagens para um monitor de rádio touch screen. O volante que gira sozinho impressiona, mas o grande trunfo é a central computadorizada, que coordena toda a manobra. O motorista só precisa controlar a velocidade do carro e mudar de marcha, caso a vaga seja muito apertada. Essa tecnologia do futuro, que chegou ao Brasil no começo deste ano, é um item que vem de fábrica e não pode ser instalado. Então, o jeito é trocar a caranga por um zero-quilômetro e desembolsar mais uns trocadinhos (cerca de 4 mil reais) para ter a mordomia garantida.
domingo, 28 de novembro de 2010
Por que as novelas da Globo são das 6, das 7 e das 8 se não começam nesses horários?
Porque as novelas eram exibidas mais pontualmente nesses horários entre os anos 70 e 80, e os telespectadores se acostumaram a chamá-las assim. Os horários das 19 h e 20 h, aliás, são ainda mais antigos: já eram usados por novelas das TVs Tupi e Excelsior antes de a Globo surgir, em 1965. "As expressões começaram na década de 1960, mas ficaram conhecidas na década de 1970, com a consolidação nacional da Rede Globo", diz o pesquisador Elmo Francfort, especialista em comunicação televisiva. "Com o passar dos anos, a grade de programação e os hábitos dos telespectadores evoluíram, mas o uso dessas expressões virou marca registrada das novelas da Globo", afirma Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação. Hoje, a emissora não exibe nenhuma novela pontualmente nesses horários.
sábado, 27 de novembro de 2010
Como será o novo documento de identidade?
O novo documento de identificação brasileiro vai se chamar Registro de Identificação Civil (RIC). No início, o RIC será nada mais do que um novo número, que os órgãos de identificação vão indexar ao Registro Geral (RG) e a outros documentos. Só não se sabe ainda quando o novo registro se transformará em uma carteira de identidade. Um projeto para isso já existe: o documento seria feito de plástico, com chip e dispositivos antifalsificação. Falta só ele sair do papel – ou melhor, do plástico. Enquanto isso, a partir de 2009 começa a rolar a integração entre os institutos de identificação estaduais e o Instituto Nacional de Identificação, que vai emitir os números dos RICs. Com a nacionalização da burocracia, as fraudes ficarão mais difíceis. Hoje, os RGs são emitidos pelos estados. Isso permite, por exemplo, que um brasileiro tenha um RG em Goiás e outro em Santa Catarina, o que pode facilitar o trabalho de bandidos em busca de identidades falsas. Com o registro nacional único, os documentos serão federais – e é um só para cada brasileiro. Mas não precisa ter pressa: a partir do ano que vem, quem já tem RG terá nove anos para fazer o RIC. ;-)
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Por que os camicases usavam capacete?
O que os camicases usavam não era um capacete como conhecemos hoje, mas um gorro de couro, lona ou tecido grosso. Muitas vezes forrado com pele, esse gorro protegia a cachola dos pilotos suicidas do vento e do frio - afinal, durante o período em que os camicases estiveram em ação (por volta de 1945), eles voavam com as janelas de suas cabines abertas, para poder identificar seu alvo com precisão. A moda de usar um gorro ou capuz, alías, era um costume disseminado entre pilotos de caças da Segunda Guerra, qualquer que fosse o país envolvido. Em geral, o modelito básico dos aviadores militares daquela época incluía gorro, óculos de aviação, fones e microfones para radiocomunicação. Os precursores dos capacetes atuais só se integraram ao equipamento dos pilotos no fim da Segunda Guerra, quando cascos de resina plástica começaram a ser fornecidos a pilotos americanos.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Quem foram os Panteras Negras?
Os Panteras Negras eram integrantes de um polêmico grupo revolucionário americano, surgido na década de 1960 para lutar pelos direitos da população negra. O ponto mais controverso da doutrina do grupo era a defesa da resistência armada contra a opressão dos negros. Fundado em outubro de 1966, o grupo nasceu prometendo patrulhar os guetos (bairros negros) para proteger seus moradores contra a violência policial. O movimento se espalhou pelos Estados Unidos e atingiu seu período de maior popularidade no final da década de 1960, quando chegou a ter 2 mil membros e escritórios nas principais cidades do país.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Qual é a maior comunidade do Orkut?
A maior comunidade do orkut é a Eu Odeio Acordar Cedo, com mais de 4 milhões de membros! Até a publicação desta postagem, ela tinha mais precisamente 4 267 236 membros, segundo a assessoria do Google Brasil, que cuida do site de relacionamentos. Tudo começou como uma brincadeira de João Paulo Mascarenhas, carioca de coração, mas nascido em Natal (RN), que hoje está com 29 anos. No dia 23 de maio de 2004, ele decidiu testar "a popularidade da idéia e a dinâmica do orkut". João jura que nunca fez nenhuma propaganda ou convidou novos membros, com exceção de dois amigos. Para lidar com o volume gigantesco de mensagens, moderadores foram convocados. "Eu não conseguia responder a todos. Meu tempo online era muito curto para dar conta disso", diz João. Mas a pergunta que não quer calar é como alguém que criou a maior comunidade do orkut, e que trabalha como gerente de uma agência de intercâmbios, consegue evitar aquilo que mais odeia? "Bem, eu levanto da cama às 8h30 para ir ao trabalho... Mas compenso nos fins de semana!"
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
O que é macumba?
Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões - e, sobretudo, aos despachos feitos por alguns seguidores. Na árvore genealógica das religiões africanas, macumba é uma forma variante do candomblé que existe só no Rio de Janeiro. O preconceito foi gerado porque, na primeira metade do século 20, igrejas neopentecostais e alguns outros grupos cristãos consideravam profana a prática dessas religiões. Com o tempo, quaisquer manifestações dessas religiões passaram a ser tratadas como "macumba".
domingo, 21 de novembro de 2010
Como funciona a quimioterapia?
Composta por uma combinação de medicamentos, a quimioterapia procura conter o avanço do câncer, atacando a multiplicação descontrolada das células doentes. No corpo humano, toda célula saudável se divide e cresce continuamente, mas com morte programada. O problema é que nas células cancerosas esse relógio biológico não funciona e elas se tornam imortais, espalhando-se rapidamente pelo corpo. Os remédios quimioterápicos impedem que as células doentes se multipliquem, fazendo o tumor morrer. Como cada droga combate uma etapa diferente do crescimento das células do câncer, é comum que os médicos receitem um coquetel de medicamentos para vencer a doença. "Procuramos combinar remédios que funcionem bem em cada tipo de câncer, compondo uma mistura que não traga muitos efeitos colaterais", diz o oncologista Daniel Luiz Gimenes, do Hospital do Câncer de São Paulo.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Por que os piolhos preferem atacar as crianças?
As crianças são vítimas mais atraentes para os piolhos porque têm um contato físico muito maior entre si, principalmente em creches e escolas. Nesses locais é bastante comum, por exemplo, a garotada dividir bonés, pentes, escovas, almofadas... Como entre os adultos esse contato entre várias pessoas é menor, os insetos não se propagam com tanta facilidade. Por isso, essa praga, que costuma ser um problemão durante a infância, quase sempre some da vida de quem vai ficando mais velho. "Além disso, as crianças são geralmente menos sensíveis e não percebem que estão sendo picadas, o que facilita a infestação e retarda o tratamento", afirma o biólogo Carlos Fernando Andrade, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Há ainda cientistas que andam especulando uma outra teoria, a de que a cabeça das crianças seria mais apetitosa para esses insetos, que se alimentam de sangue. Alguns especialistas acreditam que as crianças podem exalar determinados hormônios, chamados cairomônios, que as tornam mais atraentes para os piolhos. Mas isso ainda não está comprovado.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Como é feito o exorcismo?
No ritual, o padre reza e joga água benta sobre a pessoa possuída. Isso se considerarmos a cerimônia da Igreja Católica, mais discreta. Nas igrejas evangélicas, o exorcismo rola diante do público e o obreiro pode até chacoalhar o possuído. Antes do ritual, o padre verifica se a pessoa está mesmo possuída. Geralmente, há quatro sinais de possessão: domínio de línguas desconhecidas, conhecimento de assuntos improváveis (detalhes da vida do exorcista, por exemplo), força incompatível com a condição física e a idade do sujeito, e aversão ao sagrado. Com a possessão confirmada, o padre dá início ao ritual, que segue o livro Ritual de Exorcismo e Outras Súplicas, publicado pelo Vaticano e reproduzido no Brasil pela Editora Paulus.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
O cavalo de Napoleão era mesmo branco?
Napoleão Bonaparte nunca teve uma montaria fixa e chegou a usar até uma simples mula numa de suas maiores batalhas. A anedota sobre "a cor do cavalo branco de Napoleão" provavelmente foi inspirada em uma das imagens mais famosas do imperador francês, o quadro Napoleão Cruzando os Alpes, pintado por Jacques Louis David. Na tela, ele aparece todo estiloso, empinando um belo cavalo branco. "O quadro pretendia ressaltar suas virtudes militares na Batalha de Marengo (contra os austríacos, em 1800)", diz o historiador João Paulo Streapco, da Universidade de São Paulo. Os especialistas afirmam que na verdade Napoleão saiu desse conflito galopando no lombo de uma humilde mula. Imperador da França entre 1804 e 1815, Bonaparte usou diversas montarias durante suas conquistas militares e nunca teve um cavalo predileto como outras figuras históricas - Alexandre, o Grande, por exemplo, não vivia sem o Bucéfalo..
sábado, 13 de novembro de 2010
Que bandido foi preso mais vezes no mundo?
Foi a americana Ella Orko, de 87 anos. Nem a Interpol, nem o FBI, nem qualquer organização policial do mundo elaborou um ranking oficial do tipo, mas dificilmente algum criminoso supera a “vovó”. Ao longo da vida bandida, ela já foi mandada para o xilindró nada menos do que 61 vezes. Na última, em junho do ano passado, foi flagrada tentando surrupiar embalagens de salmão, pacotes de pilhas, frascos de café instantâneo e potes de cremes antirrugas de uma loja. Ao todo, sua ficha criminal contabiliza 13 condenações, a maioria por furto em lojas e supermercados. Figurinha conhecida da polícia, a larápia viu o sol nascer quadrado pela primeira vez em 1956, aos 33 anos. Para dar um basta na carreira de contraventora, os promotores de Justiça sugerem que agora ela passe a ser monitorada eletronicamente.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Como os aparelhos corrigem os dentes das pessoas?
Depende do tipo do aparelho: o fixo direciona os dentes para o rumo desejado e o móvel estimula ou inibe o crescimento do osso da maneira correta. O móvel atua enquanto os ossos da boca crescem - é mais usado em crianças de 6 a 12 anos - e o fixo pode ser usado mesmo em adultos. Para saber se você precisa de aparelho, a resposta está na ponta da língua. "Boca saudável significa fechamento ideal", diz o ortodontista Marcelo Kignel. Para isso, a arcada superior deve se encaixar levemente à frente da inferior. E essa tarefa nem sempre é fácil. Como a boca é muito sensível, hábitos bestas como chupar chupeta ou respirar pela boca são suficientes para desalinhar o sorriso. Problemas ortodônticos podem também dificultar a higiene e até causar dores de cabeça.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Qual é a diferença entre protestantes e evangélicos?
Os dois nomes referem-se aos cristãos que romperam com a Igreja Católica durante a Reforma Protestante. O termo protestante vem do documento formal de protesto – Protestatio – que os luteranos apresentaram em uma assembléia em 1529, manifestando a sua oposição à política religiosa adotada pela Igreja Católica. Já o nome evangélico vem do fiel que se submete ao ensinamento contido nas “boas-novas” (evangelium, em latim) trazidas por Jesus. Os protestantes se declaravam seguidores do Evangelho – um dos seus princípios durante a Reforma era o da Sola Scriptura (“Só a Escritura”, em latim). Isso significava que, para os protestantes, apenas a Bíblia era fonte de revelação suprema, e que não deveria ser permitido à Igreja fazer doutrinas fora dela.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Qual é o músculo mais forte do corpo humano?
É o masseter, o músculo responsável pela pressão que aplicamos durante a mastigação. O título se explica pelo fato de termos que exercitá-lo diversas vezes ao longo do dia, afinal, sempre que comemos e falamos, estamos botando-o para malhar. E, quanto mais exercício, mais força ele acumula. Mas há quem conteste o poderio da nossa bocada. "O masseter é considerado o mais forte, mas, em algumas pessoas, pode ser ultrapassado pelo gluteus maximus (o músculo do bumbum)", diz o fisiologista Dilmar Pinto Guedes, da Unifesp.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Como eram os templos maias?
Eram espaços pequenos, localizados no topo das pirâmides, onde os reis realizavam alguns rituais. O templo era frequentado pelo rei, pela família real e por alguns súditos. As pirâmides maias eram fruto do grande conhecimento de matemática e arquitetura desse povo. Elas eram dedicadas aos deuses e não serviam como residência. Uma mesma cidade podia ter até dez pirâmides, dependendo da área ocupada. Na cidade de Chichén Itzá, no México, estão localizadas El Castillo e outras seis pirâmides.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
O que é o "caxangá", que os escravos de jó jogavam?
Caxangá tem vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa "mata extensa". Mas nada disso tem a ver com jogo e menos ainda com Jó, o personagem bíblico que perdeu tudo o que tinha (inclusive os escravos), menos a fé. Isso deixa os especialistas intrigados. "Já procurei caxangá, caxengá e caxingá, com ‘x’ e ‘ch’, e não encontrei nada que fizesse sentido como um jogo", diz o etimologista Cláudio Moreno. "Se esse jogo existisse, seria quase impossível explicar como ele passou despercebido por todos os antropólogos e etnólogos que estudam nossas tradições populares." O que pode ter ocorrido é uma espécie de "telefone sem fio":
domingo, 7 de novembro de 2010
Quem solta mais puns: o homem ou a mulher?
Pode até parecer que é a macharia. Afinal, muitos homens transformam essa estranha necessidade biológica em diversão. Mas na verdade não existe diferença no aparelho digestivo dos dois sexos. "O que acontece é que, por razões educacionais, a mulher geralmente não elimina flatos em público, enquanto o homem o faz até por esporte, desde a adolescência", diz o gastroenterologista Arnaldo Ganc, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A discrição feminina é até bacana, desde que isso não signifique reprimir demais os puns. Se eles não saem, os gases acumulados podem causar dores, cólicas e distensão abdominal.
sábado, 6 de novembro de 2010
Qual é o peso da luz?
O assunto é controverso, afinal luz não é algo material que você possa pegar um punhado e botar na balança. Mas, em artigo recente, a astrofísica americana Laura Whitlock, da Nasa, disse que um fóton (uma partícula de luz) deve pesar algo em torno de 4 x 10-48 grama, ou seja, 0,000000000000000000000000000000000000000000000004 grama. Mas isso está longe de ser a palavra final sobre o tema. "Luz não tem peso", diz o físico Ernesto Kemp, do Instituto de Física da Unicamp. O artigo da astrofísica da Nasa não deixa muito claro como ela chegou ao número apresentado, mas certamente seguiu as mesmas idéias dos cientistas que defendem o tal peso da luz. "Eles pegam a clássica equação de Einstein que diz que a energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado (E = mc2) e misturam com outra que mede a quantidade de energia eletromagnética de um corpo", afirma Ernesto Kemp. Esse malabarismo envolvendo a famosa definição matemática de energia de Einstein pode ser exagerado, mas, de fato, o físico alemão tem tudo a ver com o assunto. Seus estudos sobre as características dos fótons - quando definiu que eles possuem, ao mesmo tempo, aspectos de onda eletromagnética e de partícula - lhe deram o Prêmio Nobel de Física em 1921.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Um tiro dado para cima pode ferir alguém?
Depende do ângulo em que a arma é apontada, mas uma bala caída do céu pode até matar! No caso de um tiro dado precisamente para cima, num ângulo de 90 graus, o projétil pode machucar, mas dificilmente matar. É que, por causa da resistência do ar, a bala volta a uma velocidade menor que aquela da hora do disparo. O pipoco de uma arma comum, como um revólver calibre 38, chega ao solo a cerca de 250 km/h – abaixo dos 350 km/h, o mínimo necessário para perfurar o tecido humano. Mas, dependendo do desenho da bala, não tem escapatória. “Para um projétil com aerodinâmica parecida com a de uma bala de fuzil AR-15, a velocidade de impacto será superior a 350 km/h, mesmo no tiro vertical”, diz o professor Sérgio Morelhão, do Instituto de Física da USP. Nesse caso, a saída é andar com um guarda-chuva de aço!
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Qual é a ave mais perigosa do mundo?
É o casuar, uma ave da Oceania que pode passar de 1,5 metro de altura e pesar cerca de 60 quilos. Ele tem um gênio terrível e, quando fica zangado, parte com tudo para cima do seu oponente. Suas principais armas são o bico afiado e suas garras pontiagudas. Existem vários relatos de pessoas atacadas pelo animal em estado de fúria, que também investe contra cachorros, cavalos e vacas. Essa ave é tão estressada que parte pra cima até de portas e janelas de vidro, pois ao ver seu reflexo acha que é outro casuar a está encarando.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
O que um susto provoca no corpo?
Quando tomamos um susto, nossas reações são controladas por uma região do cérebro chamada Sistema Límbico, que regula nossas emoções e está relacionado à memória e ao aprendizado. Os reflexos que temos logo após a surpresa servem para que a gente enfrente ou fuja da ameaça. Para nos ajudar a reagir ao susto, o cérebro ordena às glândulas supra-renais que liberem adrenalina, hormônio que tem a função de preparar o organismo para o perigo, na corrente sanguínea.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Quem inventou o grito de "goooool"?
Foi o radialista Rebelo júnior, que começou com a tradição ainda na década de 1930. O narrador trabalhava na Difusora Paulistana e, por prolongar o grito de gol, ficou conhecido como "homem do gol inconfundível". Ele começou com isso para chamar a atenção dos ouvintes que estivessem distante ou meio desligados do jogo. Antes dele o grito era curto e grosso.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Como é o carro oficial do presidente dos EUA?
Com vários aparatos tecnológicos e de segurança, o veículo oficial de Barack Obama parece mais um tanque de guerra, tendo até canhão de gás lacrimogênio! O design do "obamóvel" - fabricado pela GM e apresentado na cerimônia de posse este ano - é baseado no do luxuoso Cadillac, mas, para aguentar o peso da blindagem, sua estrutura é a de um caminhão GMC Topkick.
Assinar:
Postagens (Atom)